Setores
-
Enfermagem
O setor conta com uma enfermeira e duas técnicas de enfermagem. São realizadas consultas de enfermagem em puericultura, palestras e orientações (em grupo ou individuais), procedimentos como: medicações (IM, EV, SC, ID, VO e inalação), curativos, pré e pós consulta médica (pesagem e medições), acompanhamento do desenvolvimento dos Bebês de Risco (Avaliação Preventiva).
-
Fisioterapia
Facilita a aquisição de habilidades sensoriais e motoras, prevenindo e/ou minimizando disfunções cinético-funcionais. Estimula a funcionalidade, autonomia e qualidade de vida das crianças e adolescentes atendidos.
São desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento individual; acompanhamento do desenvolvimento dos Bebês de Risco (Avaliação Preventiva); hidroterapia; visita domiciliar; orientação escolar e familiar.
-
Fonoaudiologia
Atua na avaliação, intervenção e prevenção nas áreas que envolvem o desenvolvimento da fala e linguagem (comunicação oral e alternativa), audição e motricidade oral (respiração, sucção, mastigação e deglutição).
São desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento individual; atendimento em grupo; orientação escolar; visita domiciliar; acompanhamento aos bebês de risco; triagem multidisciplinar; avaliação audiológica infantil (audiometria tonal, logoaudiometria, imitanciometria).
-
Habilitação Desportiva
Desenvolve atividades que têm como base a natação terapêutica e a iniciação esportiva adaptada.
Além da natação, o Setor oferece outras modalidades esportivas: dança, jogos e está envolvido dentro de um contexto terapêutico.
O setor conta com o apoio de uma técnica de desenvolvimento social.
-
Médico
Atualmente no CHI-PV contamos com as seguintes especialidades: neurologista, ortopedista e fisiatra. As demais especialidades são encaminhadas para a central de regulação para agendamentos. Temos ainda duas pediatras que atendem as crianças do Ambulatório de Acompanhamento ao Bebê de Risco.
-
Odontologia
Atua como apoio durante o processo de habilitação e reabilitação de crianças e adolescentes proporcionando aos pacientes melhores condições clínicas gerais e qualidade de vida por meio da saúde bucal. As ações executadas englobam avaliação, diagnóstico da saúde bucal, tratamento preventivo e curativo. O Setor de Odontologia atua junto à equipe, realiza palestras preventivas nos grupos específicos e programa de acompanhamento ao bebê de risco.
-
Pedagogia
Atua na inclusão escolar, com o intuito de que esta ocorra da melhor forma. Para isto, realiza encontros com professores, visitas e encaminhamentos escolares.
Realiza avaliações pedagógicas e visuais, anamneses, orientações familiares, atendimentos individuais e/ou em grupos.
-
Psicologia
O objetivo do trabalho no setor de psicologia é favorecer o equilíbrio emocional, proporcionando um espaço de acolhimento terapêutico e bem estar ao cliente e sua família. Espaço este onde há possibilidade de reflexão e discussão de sua própria condição e necessidades junto à comunidade em geral.
São desenvolvidas as seguintes atividades: atendimento individual e em grupo para crianças e adolescentes; avaliação psicodiagnóstica para atendimento no CHI ou encaminhamento dos clientes para outros recursos da comunidade; orientação familiar (individual e em grupo); visitas domiciliares e escolares, quando necessário; reunião com profissionais da educação para troca de informações e orientações das crianças atendidas neste serviço; participação da triagem em equipe com objetivo de verificar se o caso é elegível ao serviço; participação no acompanhamento aos bebês de risco.
-
Serviço Social
O setor é responsável pelo acolhimento inicial de todos que buscam atendimento no CHI, direcionando o atendimento ou encaminhando aos recursos da comunidade.
Atua em conjunto com a equipe multidisciplinar, prestando atendimento aos pacientes e aos familiares (realizando triagens, verificando faltas, agendamentos, orientações, encaminhamentos, visitas domiciliares quando necessário, encaminhamento ao mercado de trabalho)
Mediante análise social, orienta quanto ao acesso de políticas públicas disponíveis como transporte, previdência social, instituições de referência e demais necessidades, não somente voltadas à habilitação e reabilitação, mas também para a melhoria da qualidade de vida.
Desenvolve também um trabalho de assessoria para a APACHI –PV.
O setor também é responsável pelos encaminhamentos dos pacientes para a Rede de Saúde Auditiva do Governo do Estado de São Paulo e encaminhamentos de OPM para a Rede de Reabilitação Lucy Montoro.
Encaminhamento para avaliação médica para o Projeto Incluir (Van adaptada), em parceria com a Secretaria de Mobilidade Urbana.
-
Terapia Ocupacional
Atua na área física, sensorial e educacional focando o máximo de independência, autonomia e funcionalidade por meio de atividades instrumentais da vida diária, ênfase em desenvolvimento neuropsicomotor e funcionamento de membro superior, favorecendo o desenvolvimento e integração sensorial. Atua em Programas de Reabilitação e Preventivo.
São realizadas as seguintes atividades: atendimento grupal (Grupo AVPs, Grupo Temas, Grupo de Dança); acompanhamento ao bebê de risco (avaliação preventiva); atendimento individual (semanal e mensal); confecção de órteses para membros superiores e adaptações; orientação escolar, e de cuidadores.
Setores de Apoio
-
Recepção
A recepção é um serviço de grande importância, pois é a porta de entrada de todas as pessoas no CHI-PV.
No Setor, são feitos os agendamentos e confirmações de consultas. Também são arquivados os prontuários com toda a documentação de cada paciente.
-
Transporte
Contamos com dois motoristas que transportam as crianças e seus respectivos responsáveis para os atendimentos no serviço.
Para concessão do transporte as famílias devem passar por entrevista no setor de serviço social, para elegibilidade e assinatura de termo de responsabilidade.
-
Alimentação
São servidos café-da-manhã, almoço e lanche da tarde para pacientes e acompanhantes, que permanecem no serviço por um período do dia. No setor contamos com uma cozinheira e uma auxiliar de cozinha.
-
Brinquedoteca
Na brinquedoteca a criança tem a oportunidade de experimentar, conhecer, explorar e manipular brinquedos e objetos, vivendo assim experiências diferentes, construindo seu conhecimento, desenvolvendo sua autonomia, criatividade e iniciativa.
A brinquedoteca é utilizada pelas crianças enquanto aguardam serem chamadas para os atendimentos, ou o transporte para retornarem para suas casas.
O setor conta com uma técnica em desenvolvimento social.
-
Oficinas de inclusão digital e marcenaria (artesanato, conserto e manutenção de cadeira de rodas)
As oficinas são oferecidas aos adolescentes atendidos no Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria”, incentivando suas potencialidades e eficiências.
São desenvolvidas através de convênio entre a APACHI-PV (Associação de Pais e Amigos do Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria”) e CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
As atividades são desenvolvidas por quatro bolsistas.
-
Manutenção e limpeza
O setor é responsável pela organização e higienização dos ambientes internos e externos. O setor conta com quatro funcionários.