Nossa História
A criação do Centro de Habilitação Infantil se deu devido ao grande número de pessoas que precisavam se locomover até a cidade de Piracicaba em Busca de tratamento adequado.
Através do incentivo do Centro de Piracicaba, e uma parceria entre a LBA (Legião Brasileira de Assistência), Prefeitura Municipal e a Secretária Municipal de Rio Claro, que foi possível a criação de um serviço especializado em Rio Claro.
Em outubro de 1982, com o convênio firmado e a aquisição de materiais e equipamentos permanentes, assessoria com a equipe técnica da LBA, contratação dos profissionais e a doação do prédio cedido pela Prefeitura de Rio Claro que foi possível a inauguração do Centro de Reabilitação Infantil, localizada até então na Avenida Marginal da Fepasa, número 240, no prédio do Asilo São Vicente de Paula, em regime de comodato.
No ano de 1986, o Centro de Reabilitação Infantil de Rio Claro recebeu a visita de dois profissionais representantes da CPO (Cerebral Palsy Overseas), sendo uma neuropediatra da Inglaterra e uma assistente social de Portugal, com o intuito de conhecer os trabalhos aqui realizados, pois o Governo da Suécia pretendia manter contatos e ajudar uma instituição da região através de repasse (temporário) de verba das Bodas do Casamento Real, e após a análise e os levantamentos efetuados na região, o Governo da Suécia escolheu o Centro de Reabilitação de Rio Claro, e em outubro de 1986, nossa cidade recebeu a visita da Rainha Silvia e do Rei Karl da Suécia.
Em 1987, o Governo da Suécia enviou para Rio Claro, uma equipe de profissionais da Cerebral Palsy Overseas, composto por uma neuropediatra sueca, um técnico de adaptações inglês, uma fisioterapeuta sueca, e uma assistente social, pedagoga e psicóloga portugueses para iniciarem o treinamento dos profissionais do Centro de Reabilitação de Rio Claro, ocorrendo uma reestruturação no atendimento.
A inauguração do novo prédio ocorreu no ano de 1991, construído em parceria com a Prefeitura Municipal de Rio Claro e a Sociedade Beneficente Sueco Brasileira para crianças Excepcionais “Princesa Victoria”, foi então que o Centro mudou de nome e passou a se chamar: CENTRO DE HABILITAÇÃO INFANTIL “PRINCESA VICTORIA”, em homenagem a filha da Rainha Silvia, Vitória Ingrid, sucessora ao trono. O novo centro é localizado na Avenida José Felício Castellano, número 1700 – Bairro Vila Cristina.
Em 1992, com a iniciativa de pais que almejavam auxiliar as famílias atendidas no Centro de Habilitação Infantil e também proporcionar melhorias para a instituição, criou-se a APACHI-PV (Associação de pais e amigos do Centro de Habilitação Infantil – Princesa Victoria).
Em 2001 a Sociedade Sueco Brasileira fez a entrega da Hidroterapia, com a visita da Rainha Silvia.
Em 2007 foi entregue o laboratório de Informática e outros equipamentos pela Sociedade Sueco Brasileira.
Em 2008 foi doado equipamentos para Sala de Integração Sensorial , Tecnologia Assistiva e Parque Infantil pelo Rotary Clube, com quem o Centro possui parceria.
Em 2009 o Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” passa a ser referência do método Self-healing no setor público. Em maio do mesmo ano o Centro recebeu a visita do criador do método: Sr. Meir Schneider. A visita também aconteceu nos anos de 2010, 2011, 2012, 2013 e 2014.
No ano de 2012, o Princesa Victoria em parceria com o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) inicia o projeto de Inclusão Digital para Adolescentes.
Em 2013, o Centro recebe a visita do Rotary Clube Internacional – Estados Unidos.